As moleskines, cultuados caderninhos italianos, podem estar também no celular. O aplicativo MOLESKINE é gratuito e bacanésimo. Dá para desenhar, escrever, colocar fotos. Só é ruim porque a tela do telefone é pequena, então para arriscar alguma "obra de arte" fica difícil.
Para quem não sabe, as moleskines são caderninhos para anotações, produzidos pela empresa italiana Moleskine SRL. Na verdade, moleskin é um tecido, mas o caderno mesmo é revestido com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características são a tira de elástico para mantê-la fechada (ou aberta em determinada página) e uma lombada costurada que permite que ela permaneça plana (a 180 graus) enquanto aberta. A folha de rosto vem impressa para que o dono do caderninho possa escrever dados pessoais, assim como estipular um valor de recompensa caso alguém a encontre perdida.
A marca Moleskine foi registrada oficialmente apenas em 1996 e voltou a ser lançada em 1998.
Moleskines e os intelectuais
As moleskines foram utilizadas por reputados intelectuais que influenciaram a cultura no século XX. Fizeram uso dos caderninhos, escritores e artistas como Vincent van Gogh (1853–1890), Henri Matisse (1869–1954), Pablo Picasso (1881-1973), André Breton (1896-1966), Louis Férdinand Céline e Ernest Hemingway (1899-1961).
Um escritor que confirmou utilizá-las é Neil Gaiman, que escreveu spbre a paixão pelas moleskines no blog dele.
Curiosidades
No filme "Indiana Jones and the Last Crusade", o pai do personagem principal, Prof. Henry Jones, mantém as anotações de pesquisa num moleskine.
Ainda no cinema, o famoso caderno de notas é mostrado em cenas de "Magnolia" e de "The Talented Mr. Ripley" (O talentoso Ripley).
Na música Nobody Home, do disco The Wall da banda inglesa Pink Floyd, faz-se referência, no primeiro verso, a um pequeno caderno preto com poemas ("I've got a little black book with my poems in"), possivelmente uma referência a um moleskine.
No filme "From Hell" (2001), o inspetor interpretado por Johnny Depp utiliza um moleskine para fazer anotações acerca dos assassinatos perpetrados por Jack, o Estripador.
Site oficial: http://www.moleskineus.com/
fonte: Wikipédia
imagens: coisasdeteteias.com.br
smashingmagazine.com
iheartscout.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário