segunda-feira, 16 de julho de 2012

Descobrindo os segredos de Paris




Quem conhece Paris sabe que a graça é gastar sola de sapato pela  cidade. Descobrir Paris é maravilhoso. E Paris tem disso: se esconde. É preciso ter sensibilidade e disposição para encontrar passagens secretas. Uma turista detetive atrás de provas do passado, um pirata atrás do tesouro escondido, uma "garota" perdida a buscar histórias. Bonjour Paris!!!

Tem gente que diz que conhece Paris. Já foi à Torre Eiffel, passeou de barco no Sena e visitou o Louvre. Não, essa pessoa não conhece a cidade luz. Paris é mais! Paris é sentar numa praça (a minha preferida é a Place de Vosges, no Marais) e ouvir o som que vem de algum lugar, qualquer lugar do passado, menos o presente. É sair como um andarilho e entrar numa rua desconhecida que dará em uma galeria charmosa e que o conduzirá a uma outra ruazinha simpática. Ah Paris...

Paris tem que ser sentida, tem que ser respirada e não resumida a um souvenir! Para esse tipo de "viagem" não precisa do mapa. E sim de intuição. E,claro, tem que gostar de se perder. E a graça é essa.

Veja abaixo algumas passagens secretas de Paris (a maioria remonta ao século 19). Para quem quer ser fantasma de antiquários quando morrer, como eu, vai gostar muito desses portais mágicos. A maioria das passarelas cobertas está localizada na margem direita do rio Sena, nas proximidades dos Grands Boulevards. Mas, só um alerta, Paris é muuuuito mais! Sempre vai ter um lugar escondido pronto para ser visitado.

Passage du Caire que remonta a 1798
Passage Choiseul construída em 1829
Galerie Colbert, Passage du Grand-Cerf, que remonta a 1825
Passage Verdeau

PASSAGE VERDEAU



Situada na rue de la Grande Bateliere, 6, ou, na rue de Fabourg Montmartre 31. É uma das passagens cobertas mais secretas e desconhecidas de Paris, e uma das mais bonitas. Lá se encontram muitas lojas de antiguidades, todas com arquitetura típica do século 19. É caracterizada por lindas lâmpadas, letreiros atarentes e claro, como não podia faltar, um belo relógio bem lá no alto.

ROTAS DE $$$

Galerie Colbert

Sofisticadas lojas de moda de Paris em galerias estão situadas no Boulevard de la Madeleine, rue des Capucins, Place du Marché St Honoré, rue St Augustin, e até mesmo ao redor dos jardins do Palais Royal.

AGITO

Quer mergulhar na atmosfera alegre e de entretenimento desfrutado nos séculos 18 e 19 de Paris, desça para as passarelas cobertas no boulevard Montmartre, rue Vivienne e até mesmo rue Faubourg Montmartre. Há inúmeros cafés e restaurantes típicos de Paris para você explorar, assim como teatros e locais de lazer. Mas, cuidado redobrado, Montmartre é quase um subúrbio.

HISTÓRIA


Para aqueles que se interessam em descobrir a história de Paris em relação a arquitetura, uma sugestão é visitar as passarelas cobertas no boulevard de Sébastopol, rue du Caire, rue Réaumur, Tiquetonne, e rue Rambutteau antes de passar para Les Halles e os jardins em volta do Palais Royal. Um aviso: sempre me perco no metrô de Les Halles, é mega grande (rá rá rá).

NOTA DA CAROL: Costumo colocar um vídeo, uma trilha sonora para que a leitura fique mais temática e agradável. Aos que me acompanham sabem que, para mim, a música é fundamental! Por isso, o motivo dos textos estarem, na maioria das vezes, atrelados à uma canção. Merci!

imagem: blog.localnomad

Nenhum comentário: