sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um pouco de Don Juan em nós!

"Don Juan é o hoje o sonho feminino do amante perfeito, fugitivo, apaixonado, ousado. Ele dá às mulheres o momento inesquecível, a magnífica exaltação da carne que com tanta frequência lhes é negada pelo verdadeiro marido, que pensa que os homens são rudes e as mulheres, espirituais. Ser o Don Juan fatal pode ser o sonho de um punhado de homens; mas encontrá-lo é o sonho de muitas mulheres". (The Legend of Don Juan, Oscar Mandel).
Li num livro que as mulheres, em geral, se sentem oprimida pelo papel que a sociedade espera que ela represente, ou seja, o da doce mãe, a que deseja compromisso e fidelidade para o resto da vida. E isso é uma verdade verdadeira. Pois, por incrível que pareça, a sociedade até hoje (principalmente os mais vividos) acham o fim do mundo quando veem uma mulher que aos 30 anos ainda não se casou. Embora eu seja mega careta, acredito que possamos fazer a nossas escolhas. Eu, por exemplo, escolhi casar um pouco mais tarde. E não há mal nenhum nisso. Ainda assim, vejo que a sociedade reprime tal opção.


Pois bem, a ideia é comentar o texto em destaque. Para a mulher atual, condenada a ser a cinderela eterna, quase sempre o casamento e relacionamento não lhe proporcionam romance e dedicação, e sim, rotina e um companheiro distraído. Então, como li, é uma eterna fantasia encontrar um homem que se entregue totalmente, que viva para ela, mesmo que seja por pouco tempo. Por isso que Don Juan é um sucesso entre as mulheres. O desejo feminino encontrou aí a expressão na lenda de Juan.


No início a lenda era uma fantasia masculina pois o cavaleiro poderia ter a mulher que quisesse. Mas, depois, Don Juan foi aos poucos evoluindo do aventureiro masculino para uma versão mais feminilizada: um homem que vivia só para mulheres. O casamento passou a ser para algumas uma forma de servidão oficializada e, Juan, oferecia o prazer pelo prazer...


Acho que, de fato, homens e mulheres talvez devessem encarnar um pouco do Don Juan e brincar um pouco (da forma que quiser) pois o que importa é fazer com que as coisas e sentimentos fiquem mais leves, ganhem asas para a imaginação. Mãos à obra!


imagem: http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/

Nenhum comentário: