terça-feira, 29 de maio de 2012

Como reconhecer um canalha


“O cafajeste é propaganda enganosa” (Fabrício Carpinejar)


Ele é sedutor, irresistível, aventureiro, bonito... mas não traz escrito na testa “POUCO CONFIÁVEL”. Enfim, uma roubada. Você gasta anos da sua vida com o cafajeste e acha que com você tudo vai ser diferente e pensa: ele vai mudar! Mas nada. Só muda o falso cafajeste, segundo a psiquiatra e a psicanalista francesa Marie Hirigoyen. O canalha têm várias caras (que perigo!). Saiba como identificá-lo e ficar craque. Talvez dê tempo para enxergar o sinal amarelo a tempo de frear da próxima vez que um deles cruzar o seu caminho. Uma coisa é certa (e comprovada): esse tipo de homem não recebeu amor suficiente quando criança (outro perigo) e só dá amor quem tem, como um tanque de combustível. Então vamos aos tipos:

O INSENSÍVEL

É o marinheiro, o piloto...em constantes viagens pelo mundo. NÃO QUER ENVOLVIMENTO. Ele deseja apenas curtir momentos com uma mulher, com o olhar voltado para o horizonte, já pensando no próximo porto, aeroporto. Tem o dom de desaparecer antes mesmo do romance ter começado. Trabalha em causa própria. Você sofre porque ele some quando está apaixonada e envolvida. O que ele pode fazer se NUNCA LHE PROMETEU NADA?

POR QUE ELE É ASSIM? Pode ser que esteja se protegendo do amor ou que esse sentimento não lhe diga nada. “Para dar e receber amor, é preciso antes de mais nada, ter essa cultura”, diz o psiquiatra francês Serge Hefez. “ISSO SIGNIFICA TER SIDO AMADO QUANDO CRIANÇA. Mas, frequentemente, esses homens nem sabem o que é o amor (...). A relação de amor é vista como perigosa, pois ameaça o egocentrismo ou freia as aventuras dele”.

O PREDADOR

Consumista, enxerga as mulheres em uma arara e com data de validade que raramente ultrapassa um final de semana (sorte da mulher, na minha opinião, vazaaa). Esse canalha se acha irresistível, gosta de ostentar, coleciona cartões de crédito e ama espelhos no quarto para ser ver em ação (podre!). Ele caça mesmo acompanhado e é capaz de trair a mulher com a própria amiga dela.

POR QUE ELE É ASSIM? Tem AUTOESTIMA BAIXÍSSIMA e, por ser desprovido de amor próprio, trata as mulheres com o mesmo desprezo. Ele sabota a relação, não se acha merecedor. Amar não é prioridade. Já que as ambições profissionais e/ou sociais ocupam todo o tempo, o sexo sem envolvimento basta para ele.

O DOMINADOR

Sufoca, esmaga e destroi. Sabe desvalorizar uma mulher como ninguém. Os três quilos perdidos são ‘comemorados’ com a desagradável frase: “você não tem mais peitos”.

POR QUE ELE É ASSIM? Ao oprimir o outro, ele se sente poderoso. Não raro, esse homem se acha a parte inferior do casal, seja porque o trabalho dele é menos valorizado e ganha menos ou porque o GRAU DE INSTRUÇÃO DELE É MENOR QUE O DA PARCEIRA.

O NARCISISTA

Charmoso e cativante até o momento de você cometer o “erro” de ter problemas. Diante de depressão, doença, dificuldades no trabalho, desemprego...ele sai pela tangente. É que ele não suporta qualquer coisa que possa provocar máculas à própria imagem e sonha em formar um casal tão perfeito que faria o Ken e a Barbie morrerem de inveja.

POR QUE ELE É ASSIM? Ele não tem autoestima devido a decepções precoces. Mal amado, não amado, rejeitado, o que restou se não amar a si mesmo?


Bom, os outros tipos de cafajeste estão disponíveis num post antigo aqui do blog. Clique aqui!



Sugiro como leitura o Manual do cafajeste (para mulheres): http://www.manualdocafajeste.com/
fonte: Marie Claire, jan 2009 / com alterações
imagem: http://www.umadguar.com.br/






Nenhum comentário: