quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Santo que tirou férias


Ganhei o meu primeiro Santo Antônio aos 20 anos. Chique ele. Veio da Europa e casou bisavó, avó, tias e até amigas de tia. Aliás, o coitado trabalhou tanto que teve que voltar ao Velho Mundo e ser restaurado em Pádua, na Itália. Aproveitou e tirou férias. Chegou novinho em folha, estava com a pele renovada, tinha um pouco mais de cabelo, trocou a sandália e passou em Milão para comprar uma nova roupa, enfim, pronto para trabalhar. Ainda assim, notei que o Santo continuava cansado, então as terças, quartas e quintas, concedia folga. Uma vez o mandei lá para Pirenópolis (GO) tomar um banho de cachoeira. Outra, o levei comigo para ficar de molho nas águas termais da Pousada do Rio Quente, em Caldas Novas (GO). Achei que depois disso, ele seria bacana e mais atento. Nada feito!

Depois, quase que ao mesmo tempo, ganhei outro Santo...ou melhor, metade dele (também de família). Estava todo lascado coitado, trabalhou tanto que restou só um pedaço. A outra parte, não sei não. Juro que não fui eu. Sou contra a qualquer tipo de violência. Sem essa de colocar santo de cabeça para baixo ou de jogar pela janela. Ainda mais esquartejar. Seria muito desespero.Tende piedade dos santos trabalhadores!!! O meu primeiro santo Q-U-A-S-E foi parar no congelador. Mas tive dó. E outra: ele tem uma criança nos braços. O Estatuto da Criança e do Adolescente me mataria. Seria, no mínimo, julgada e presa.

Pois bem, tempos depois, uma amiga jornalista pernambucana, a Alê, casou e me deu o santo dela. Um fofo! Daí pensei, pronto, já que uma andorinha não faz verão, o ancião, o aleijadinho e o santo pernambucano formarão um trio “pra ninguém botar defeito”. Nada feito!

Ontem, no Dia do Santo Antônio, ganhei mais dois que nunca casaram ninguém. Estão novinhos em folha e prontos para trabalhar. As férias acabaram. E agora, tenho uma legião: os desbravadores, os incríveis, os super heróis de céus e mares e terras nunca navegados até hoje. Juntos eles me ajudarão a conseguir o que mais quero na vida: um emprego dos sonhos. O resto é consequência...ô SÃO JOSÉ, cadê você, meu filho???

NOTA DA CAROL: Reza lenda que o Santo Antônio casa. Mas com um detalhe: casa a donzela com qualquer rapaz. Aí não vale. Se quer um bom moço, peça ao São José. Pelo menos é isso que os mais antigos falam.


Legião de Santos Antônios. O da esquerda, só metade.








Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Carol,

Com esse timaço que você arrumou, seus sonhos vão se realizar rapidamente.
Bjs.
Marcelo.