quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O sono é poderoso


Ele traz a felicidade, a saúde e promete lhe fazer sexy e mais magro. Uau! O sono é mesmo poderoso. Um desejo distante para mim. A insônia parece ter vindo no gene. Mas numa regra geral, pesquisadores afirmam que a diminuição das horas de sono aconteceu de maneira tão gradual que poucos pareceram notar. E a culpa é de quem? Sei lá, pode ser da tv com mil canais legais, na dificuldade em se desligar do trabalho, vai saber. Qualquer que seja o motivo, as pessoas privadas de sono colocam em risco a saúde e a qualidade de vida. Dormir o suficiente deveria ser prioridade. E isso varia de pessoa para pessoa, como já escrevi aqui no blog uma vez.

Poder mágico 1: Segundo reportagem publicada na revista Seleções (agosto 2008), a duraçao do sono diminuiu de uma média de oito horas na década de 50 para sete nos últimos anos. E dormir melhor é fundamental pois combate doenças. A pressão alta, por exemplo, acontece, na maioria das vezes, em pessoas que dormem pouco: a frequência cardíaca atinge níveis mais baixos durante o sono.

Poder mágico 2: Melhorar a aparência para sentir-se bem. E isso é quase impossível depois de poucas horas de sono, além de provocar dor de cabeça e problemas estomacais. Quando a aparência não está boa, podemos nos sentir tristes e inseguros, e nossos relacionamentos podem ser afetados. Então, durma mais para cuidar também da vida afetiva.

Poder mágico 3: Fique mais feliz e menos estressado. Pessoas com insônia produzem taxas mais elevadas de hormônios do estresse. "As pessoas que não dormem ficam deprimidas e a depressão causa insônia, formando um círculo vicioso", explica o dr.Oz, cirurgião cardíaco.

Poder mágico 4: Tenha um cérebro melhor. A falta do sono afeta também a concentração e habilidade para resolver problemas, memória e humor. A privação disso pode ter efeitos cognitivos e físicos semelhantes aos causados pelo excesso de álcool. Um sono de qualidade pode significar uma melhor capacidade de decisão para todos.

Poder mágico 5: Perca alguns quilos. Estudos sugerem que quem dorme pouco engorda, pois reduz o metabolismo e aumenta o apetite. O sono inadequado diminui os níveis de leptina, hormônios que nos faz sentir saciados, e aumenta os níveis de grelina, que provoca a fome. As escolhas alimentares levam as pessoas a desejar alimentos ricos em carboidratos e açúcar. Isso ocorre porque a perda de sono reduz a sensibilidade à insulina, colocando o insone sob maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Bom, aí é melhor dormir do que assaltar a geladeira. Concordam?

imagem: contosmamaepolvo.blogspot.com
fonte: Seleções (agosto 2008)

Nenhum comentário: