terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

O vendedor de sonhos, o pernambucano e o cantor


Na última semana recebi um e-mail de uma pessoa que trabalha no ramo imbobiliário. Há muito tempo não tinha notícias sobre novos empreendimentos, especialmente deste remetente. Como estou em época de poupanças e não gastanças, pensei comigo mesma, que deveria guardar o e-mail para ler depois. Vai que o imóvel é o bicho. O e-mail está lá. Marcado como não lido. Mas a pessoa não. A pessoa foi embora. Recebi esta notícia ontem que o "vendedor de sonhos" faleceu. Ele era marido de uma amiga que convivi durante três anos no trabalho. Um infarto fulminante ...

Estou profundamente triste. Não há explicação. Surpreendo a mim mesma e penso na morte. Penso que ela é estranha. E nunca estamos preparados para surpresas, sejam felizes ou tristes. Penso na morte e, como já escrevi aqui, lembro que morrer é não poder se despedir. É deixar a toalha ainda úmida em cima da cama. É não dar tempo de concluir aquela bateria de exames que há muito tempo se promete acabar. É não terminar de ler aquele best seller que todos comentam.

Fiquei triste por duas vezes. Duas não, três. No domingo - e hoje também - assisti a reportagem sobre o assassinato, ocorrido neste final de semana, do Alcides, o jovem pernambucano de 19 anos, que em 2009, foi o primeiro lugar no vestibular para biomedicina da Universidade Federal de Pernambuco. Ele é um exemplo de superação. Foi criado apenas pela mãe, carroceira, e estudou a vida toda em escolas de rede pública. Quando o vi na tv, tive certeza que ele era um menino bom, simples, estudioso e que proporcionou uma felicidade - talvez a maior de todas - à mãe Maria Luíza. Foi morto por engano.

Faleceu também o cantor caipira Pena Branca que fazia dupla com o Xavantinho. Cresci escutando moda de viola. Esses dois, especialmente, coloriram a minha infância, os dias que ficávamos na fazenda e as viagens para Minas Gerais.

Declaro luto. Nenhum parente de sangue morreu. Mas pessoas que faziam diferença na vida de outras deixaram muitos corações órfãos. Que Deus abençõe o "vendedor de sonhos", o "pernambucano"e o "cantor". Esses são os meus profundos e sinceros votos! Amém.

Um comentário:

Patrícia disse...

Oi Carol,
É a Patrícia, td bem?
Compartilho com vc o luto pelo estudante pernambucano. Fiquei indignada com essa violência que não acaba nunca nesse país!!!Q Deus abençoe a mãe desse belo cidadão!!!!
Abraços!
Patrícia!
Ah... adorei o post do Don Juan...rsrsrsr