terça-feira, 9 de abril de 2013

ZEBRAS não têm ÚLCERA!

Por que as zebras não têm úlcera? Porque elas só estressam no momento exato do problema, naquela hora em que vai enfrentar o leão na savana. Aí sim, a adrenalina vai à mil. Depois que ela enfrenta, os nervos voltam ao normal. A diferença com o humano é que nós nos estressamos antes, durante e depois do problema. Pouco inteligente, não?! Já que somo racionais por que não rever isso?

Pesquisas comprovam que as mulheres são as mais estressadas. Mas, pudera né?! Temos hormônios, muitos, e todos enlouquecidos. E o maior motivo do estresse, tanto em homens quanto em  mulheres, é o trabalho. Por isso, temos que trabalhar no que gostamos. Pelo menos, dessa forma, as pessoas ficam mais felizes, mais produtivas, sentem bem estar e melhoram a auto estima. Essa é a minnha opinião! Acredito que um profissional feliz trabalha muito melhor.

Que tal mudar de atitude e assumir o nosso lado zebra? Acho excelente ideia. O mundo ganah com isso.

Obs: Assiti partes do programa Saia Justa, exibido pela GNT, no último domingo (07/04), e pesquei algumas dessas informações. Sobre a zebra, ao pesquisar no google, descobri que tem um livro chamado "Por Que as Zebras Não Tem Úlceras?", de Robert Salposky. Já estou louca para ler!



Leia a resenha do livro (retirado do site Skoob):
 
Quando é que a zebra fica estressada? Quando vê o leão surgir na savana. A partir desse momento, ela concentra todas as suas energias e capacidades para fugir do predador que se aproxima. Uma vez que consegue escapar, a zebra volta à mesma vida despreocupada de antes. O problema dos seres humanos é conseguir alcançar esse tipo de comportamento mesmo na ausência do leão. O premiado biólogo e neurologista Robert M. Sapolsky apresenta cientificamente uma das mais consistentes teorias para lidar com o estresse já que ele não tem cura (pois estamos programados para nos estressarmos diante das preocupações), só nos resta, como as zebras, simplificar a vida. Os seres humanos são programados para se preocupar com os problemas antes que eles aconteçam, e continuam a sofrer seus efeitos mesmo depois de terem acabado. Todo esse estresse gera úlceras, insônias, depressão, diminuição da libido e inúmeros outros problemas - complicações das quais animais como a zebra, apesar de toda a tensão que sofrenm ao ver o leão, não sofrem. Redigido de forma muito bem-humorada, mas constitui, ao mesmo tempo, um dos mais sérios estudos científicos sobre a qualidade de vida do ser humano.

imagem: scrapstotal.blogspot.com

Nenhum comentário: