quarta-feira, 29 de maio de 2013

Tomates para todos os gostos! Curioso e interessante.


Acordar com vontade de comer salada não é assim um desejo normal para uma pessoa que ama doce como eu. Pois bem! Hoje isso aconteceu. Se o tempo mudar e vier acompanhado de chuvas e trovoadas, já sabem o motivo. A vontade foi específica: salada italiana Caprese. Segundo especulações, a salada levou este nome por ter sido servida em Capri ao rei Farouk, do Egito. E como o tomate é o ingrediente principal da Caprese, por que não escrever sobre os vários tipos de tomate?! Então, vamos lá.

Em primeiro lugar, você sabe de onde vem o tomate? Todos acham que é Itália. Eu também. Mas, na verdade, o fruto surgiu na América do Sul, na região da cordilheira dos Andes, que abriga o Peru, o Chile, o Equador e a Colômbia. Sabe-se que o tomate foi transportado para a Europa entre os séculos 15 e 16, no período das grandes navegações.

Os italianos caracterizaram o tomate como pomodoro. Tal termo, traduzido, significa “maçã de ouro”. O formato era muito parecido com o dessa fruta. No Brasil, o fruto foi apresentado principalmente pelos imigrantes italianos, na metade do século 19, e enfim, virou tomate.


O tomate encontrado facilmente nos supermercados brasileiros é o Carmen. Este tem uma vida maior, porém tem um sabor aguado, de baixa qualidade.

TOMATES PARA TODOS OS GOSTOS

RAMA


Fica na trepadeira até amadurecer e tem mais sabor que os outros. São mais caros, mas vale a pena. É rico em vitamina A, potássio, fósforo e licopeno. Previne o câncer de mama e próstata. Auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e previne o envelhecimento precoce. No OBA Hortifruti, em Brasília, há alguns meses, o quilo deste tomate custava R$ 7,99.

HOLANDÊS


Para mim, o tomate rama e o holandês são iguais. Ambos são caros e cultivados em cachos ou pencas. Plantados no Brasil desde 1996, antes eram importados da Holanda (daí o nome), além da França, da Espanha e dos Estados Unidos. Os frutos têm de 40 g a 130 g, mas a maioria fica nos 90 g. Além dos vermelhos, mais comuns, existem amarelos e laranjas. Colhidos maduros, são doces e perfumados. Na cozinha, podem ser usados como todos os outros tomates - assados ou em molhos e saladas - e também, pelo fato de ser tão bonito e doce, em saladas de frutas (sem as sementes) e tortas doces (sem a pele).

CEREJA


Além de ser pequenininho (pesa em média 12 gramas), ele tem sabor adocicado. Pode ser degustado sem nenhum tipo de tempero. Muito apreciado para decoraçõ de pratos. O tomate cereja tem sido cultivado desde o início dos anos 1800 e é presumido ter originado no Peru e Chile. A espécie foi desenvolvida em Israel por institutos de pesquisa da área de engenharia genética agrícola.
CAQUI


Podem dizer de tudo, mas para mim, os tomates desse tipo cultivados em Araguari (MG) são os melhores do mundo. Este tipo tem um sabor mais forte. Tem consistência mole e são graúdos (alguns chegam a pesar 500 gramas).

ITALIANO


É o que mais gosto. Tem apenas três gomos e é longo (chega a medir 10 cm).
DÉBORA


De consistência firme, demora para estragar. O peso varia entre 120 e 200 gramas. É muito utilizado para fazer molho caseiro e tomate seco.

CARMEN


Muito utilizado em saladas, também é um tomate difícil de estragar. São firmes, redondos e levemente achatados. Pesam entre 150 e 250 gramas. 

SWEET GRAPE


É uma variação do tomate cereja. Tem o formato de uma uva e um sabor adocicado. É um pouco mais caro. E é considerado o tomate da moda. O Tomate Sweet Grape (marca), de peso médio de 10 a 20g, apresenta coloração vermelho intenso e é um fruto de excelente qualidade e sabor, resultado da aplicação de alta tecnologia na produção de sementes pela Sakata, empresa que consolidou as atividades no Brasil, em 1998, na cidade de Bragança Paulista (SP).


MOMOTARO


É de origem japonesa. Possui coloração rosada, consistência mole e vários gomos. É um tomate gourmet e de sabor adocicado. A produção é limitada, por isso tem um preço elevado. Achei curioso: momotaro é o nome de uma famosa lenda japonesa de um menino que nasceu dentro de um pêssego. A lenda serviu para batizar o nome do tomate japonês, que tem um sabor menos ácido e pode ser consumido in natura, como uma legítima fruta.


SAIBA COMO FAZER UMA SALADA CAPRESE. Clique aqui!
 


fonte: http://nacozinhadaquelen.blogspot.com.br/2011/09/salada-caprese.html folheto do Oba Hortifruti
http://www.comerparacrescer.com/2011/10/26/os-varios-tipos-de-tomate/
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI224282-18069,00-FESTA+DOS+TOMATES.html
http://www.seleccoes.pt/tomates
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tomate-cereja
http://melissarbryar.blogspot.com.br/2008/03/tomate-holands.html
http://www.gruponk.com.br/novo/NKSweetGrape/SobreTomateNKSweetGrape.aspx
http://www.restaurantemomotaro.com.br/momotaro.html

imagens: gastronomiasemsegredos.blogspot.com
freshquisimo.com
diditristao.blogspot.com
trilhadomato.blogspot.com
sensacionalista.com.br
incucina.com.br
hortidelivery.hospedagemdesites.ws
sacolaodede.blogspot.com
revistagloborural.globo.com
ngb.org
revistagloborural.globo.com

Nenhum comentário: