terça-feira, 10 de setembro de 2013

É logo ali!


Li uma matéria bacana demais na revista TAM, publicada em junho deste ano, sobre passeios interessantes que ficam perto de três grandes cidades: Paris, Nova York e São Francisco. Às vezes, nos concentramos em conhecer as cidades muito visitadas e célebres do mundo e esquecemos que bem pertinho dali tem muita coisa interessante. Como sou do tipo "exploradora", fiz questão de colocar aqui esses lugares que são "logo ali" (rs) e podem fazer toda a diferença numa viagem e deixar o roteiro mais charmoso e aventureiro. Ah, e não se esqueçam de escolher um restaurante legal, sempre! Para mim, é a cereja do bolo da viagem. 

Em PARIS, a dica é visitar a 200 quilômetros de lá, duas cidades pequenas que são charmosíssimas: Deauville e Trouville-sur-Mer, na costa da Normandia (um sonho ir lá). Elas estão separadas por um rio e são especiais por terem as praias mais próximas da capital francesa e por serem frequentadas pela elite parisiense. Uma forma cômoda de visitar esses lugares é pegar a estação Saint-Lazare; duas horas de viagem e pronto. De carro também é legal. A minha dica é se perder pelas paisagens no caminho. 

Deauville


Deauville é famosa pelos hipódromos e festivais de cinema. Trouville-sur-Mer conserva ainda a arquitetura antiga e é uma típica vila de pescadores da Normandia. O Casino Barrière é uma das construções mais suntuosas do lugar. A cidade têm dezenas e dezenas de restaurantes legais como o Les Vapeurs e a creperia La Coupole. 

Trouville-sur-Mer
Les Vapeurs
La Coupole
Perto de NOVA YORK tem o Storm King Art Center que enche os olhos dos amantes das artes. É um dos maiores museus à céu aberto dedicados à arte contemporânea. O local é preenchido com muita natureza. Lembrou para mim um pouco, Inhotim, em MG, um dos lugares que mais amo no mundo. Em Storm, um dos destaques é o South Fields, um grande descampado com um conjunto de gigantescas peças do escultor impressionista Mark di Suvero. 
South Fields




Bom, perto de SÃO FRANCISCO, tem o Napa Valley, uma das regiões mais famosas da Califórnia que fica a menos de 100 km de lá. É o lugar ideal para quem gosta de beber e comer bem. Uma dica são os sabores marcantes dos azeites de oliva produzidos aí. Napa têm uma centena de vinícolas; um dica é visitar a Jacuzzi Family Vineyards (jacuzziwines.com) e o The Oliver Press (theolivepress.com), e de cara já experimentar os vinhos e o azeite. Outra atração é Trem do Vinho (winetrain.com) com passeios que duram três horas até a cidade de Santa Helena, incluindo almoço ou jantar. 

Aliás, em Santa Helene têm muitos restaurantes. Mas o que eu acho que é parada obrigatória é o restaurante-escola do Instituto de Culinária da América (ciachef.edu). Muitos chefs renomados no mundo se formaram lá. Ah, e não precisa se matricular para aprender, pois o Instituto oferece uma alternativa: duas horas de aula com dicas de prato e harmonização, para quem interessar. 

A menos de 7 km dali fica Rutherford e Round Pond Estate (roundpond.com), uma propriedade com imensos parrerais, jardins e pomares. 

Wine train
Napa Valley
Será que a batedeira é Kitchenaid?! Claaaro!



imagens:
www.guiaviagem.org
www.annaramalho.com.br
www.hotels.com
www.tripadvisor.fr
www.lacoupole-trouville.com
www.stormking.org
dailydujour.com
www.destination360.com
www.cntraveler.com
www.ciachef.edu

Nenhum comentário: