quinta-feira, 16 de abril de 2009

O cafajeste é propaganda enganosa



Um cafajeste é um cafajeste. Assim é que devia ser...ou nunca ter sido. Ao ler uma revista feminina, recentemente, fiquei extasiada: a publicação enumerou os tipos de cafajestes. É isso mesmo! Classificaram os “filhos” da “piiiii”. E o pior de tudo: é possível sim catalogar esses, esses, esses aí!!!

Uma coisa é certa. Só se dá amor se recebeu amor, principalmente na infância. É uma questão cultural. Uma criança mal amada é um potencial cafajeste ao se tornar adulto.

Fabrício Carpinejar, o meu escritor predileto, diz que “o cafajeste é propaganda enganosa”. Ei, peraí, essa frase é minha! Aprendi com uma pessoa ao qual perdi só dois anos do meu precioso tempo.

É preciso ser inteligente. Encontros servem mesmo para fazer uma pesquisa de campo. Pergunte mesmo. Descubra como foi o relacionamento do “candidato” com a mãe, o pai, e por aí vai. É muito mais importante do que tentar saber de ex. Garanto! Vá direto na raiz. Dependendo da resposta, dê no pé, simplifique. Seja inteligente!

Amigas, diante disso, acredito que deveria compartilhar, de forma resumida, os tipos de cafajestes publicados na revista. Então vamos lá! Talvez ainda dê tempo de enxergar o sinal amarelo a tempo de frear na próxima vez que um cafajeste cruzar o seu caminho.

Ou então...aprender como se tornar uma “cafajesta”! Quem
disse que só queremos envolvimento?! Nem sempre, meu caro, nem sempre!


O Insensível

É como um marinheiro. Uma em cada porto. Não quer envolvimento. Só quer curtir ao lado de uma mulher. Ou várias! Tem o dom de desaparecer antes mesmo do romance ter começado. E você sofre porque já está envolvida. O que ele pode fazer? Nunca lhe prometeu nada mesmo.

Por que ele é assim?

Não foi amado o suficiente quando criança. Não sabe o que é o amor. A relação é vista como perigo, pois ameaça o seu egocentrismo e freia as suas aventuras.

.......................................................................

O Predador

Consumista, enxerga as mulheres em vitrines e coloca data de vencimento, raramente ultrapassando um fim de semana. Acha-se irresistível. Gosta de ostentar (xi, conheço isso). Está sempre disposto a fazer promessas eternas.

Por que ele é assim?

Tem auto-estima baixíssima. Amar não é a sua prioridade. Já ocupam todo o seu tempo com ambições profissionais e sociais.

.................................................................................

O Dominador

Sufoca, esmaga e destrói. Os três quilos perdidos são comemorados com a desagradável frase: “você não tem mais peitos”. Impõe seu ponto de vista como se fosse um especialista, seja qual for o assunto.

Por que ele é assim?

A sobrevivência psíquica dele está ligada a depreciação dos outros. Ao oprimir, ele se sente poderoso.

..........................................................

O Narcisista

Charmoso e cativante até você cometer o “erro” de ter problemas. Diante de depressão, doença, dificuldades no trabalho, desemprego, enfim, ele sai pela tangente. Sonha em formar um casal tão perfeito que faria o Ken e a Barbie morrerem de inveja.

Por que ele é assim?

Não tem auto-estima devido a decepções precoces. Mal amado, não amado, rejeitado, o que resta senão amar a si mesmo?

..................................................

O Medroso

Quando percebe que você está pronta para transformar o “eu” em “nós”, ele entrará em pânico e sumirá do mapa. Recusará (até por e-mails) programas que ele mesmo planejou com você.

Por que ele é assim?

Tem medo de ser traído ou abandonado. Sua infância não permitiu elaborar bases sólidas para que seu narcisismo aceite que amar é também correr risco e sofrer. Como relações afetivas não oferecem garantias, alguns preferem fugir.

......................................................................

O Mentiroso


Nunca sabe o hotel em que esteve, inventa reuniões de trabalho em pleno domingo e por aí vai.

Por que ele é assim?

Ele construiu uma imagem negativas das mulheres, que vê como poderosas, logo, perigosas.

.............................................................................

O Desapegado

Não se arrisca. Você sempre o leva para a casa e ele parte às 3 horas, sem dar explicações, sem tomar o café-da-manhã a dois. Não aparece em público com você. Jamais tiram férias juntos. Apaixonada você nem percebe. Até ele desaparecer.

Por que ele é assim?

O amor é para ele uma complicação a mais. Idealiza demais e como encontrar a perfeição é impossível, seus relacionamentos são sempre mornos.

....................................................................

O Adolescente

Mesmo comprometido, continua a se ver como um garoto solteiro. Os amigos são a prioridade, e tranquilamente, a abandonará num final de semana por qualquer diversão com eles. Colocará os pés na mesa e nunca os pratos na pia. Ele a vê como a mamãe-empregada-gueixa.

Por que ele é assim?

Foi criado com a idéia de que as mulheres devem servir aos homens.

...............................................................

O Perverso

Atencioso no começo, faz você se sentir a “eleita”. Finge reciprocidade e a deixa viciada nele. Mas quando você mostra que foi fisgada, o comportamento dele muda. Apenas na intimidade. Em público, ele se mostra o príncipe encantado para todos os seus amigos.

Por que ele é assim?

Diante da recusa dele, a mulher se vê obrigada a fazer exigências e dar respostas que a levam cometer erros. E ele sempre enfatiza esses “erros” para lembrar sua nulidade. Normalmente, esse homem foi machucado na infância e tenta sobreviver da forma como aprendeu. Para muitos, é impossível não associar o amor ao ódio.

.........................................................

TEXTO: Cafajestes, como identificá-los.

OUTRO TEXTO: Como reconhecer um cafajeste

imagens:
1.bp.blogspot.com
4.bp.blogspot.com
3.bp.blogspot.com

Nenhum comentário: