segunda-feira, 12 de julho de 2010

Mães resolvem tomar juízo


Dizem que as crianças de hoje são o futuro da nação. E isso me preocupa pois as crianças que vejo, ultimamente, são chatas, mal educadas, mimadas, irritadas e, na minha opinião, tinham que cuidadas pelo Ibama ou levadas ao zoológico. Valha me Deus...não tenho paciência. Imaginem quando esses protótipos crescerem. Saravá! As crianças de hoje serão os adultos proativos, a massa trabalhadora e quem sabe um grande cientista, educador ou até presidente da república. É, presidente da república sim. Ou será que teremos que aturar um gagá de quase 100 anos no poder. Não, não, o mundo muda o tempo todo, as pessoas envelhecem e outras, naturalmente, nascem. Então, é obrigatório educar o filho que colocou no mundo pois ninguém merece aturar chatice de nenhuma criança.


Por incrível que pareça, todo esse meu discurso é porque estou feliz, pois agora vi uma luz no fim do túnel ao ler uma matéria na revista Veja sobre o crescimento do número de mulheres que deixaram a carreira para cuidar dos filhos. Será que agora veremos criancas educadas e verdadeiros potenciais para o futuro da nação É uma esperança! E olha que eu já tinha perdido a minha.


Acredito que a vida seja feita de escolhas. Se a pessoa escolheu ser mãe, faça me o favor, ela tem que cuidar e educar os filhos. Mas, o mais comum, ultimamente, é ver mães histéricas e cansadíssimas porque trabalham demais e não têm tempo para os filhos. Resultado: "pagam" pela paz. Compram computadores, brinquedos, pagam babás, viagens para os filhos e seja o que Deus quiser. É assim a educação do futuro da nação.


A vida é feita de pausas também. A minha mãe, por exemplo, deixou de trabalhar para cuidar dos filhos. Depois que ela nos educou, ela voltou a trabalhar. Pronto, tudo certo. Ninguém morreu por causa disso e, eu e meu irmão, somos adultos felizes.


Então, hoje, é preciso comemorar e coroar essas mulheres que tiveram o ato de coragem de encostar o currículo lotado de belas experiências para se dedicar aos filhos, numa sociedade tão moderna. Essas mães estão na contramão das anteriores que lutaram tanto para serem a "mulher perfeita" (que não existe): a super maravilha que cuida dos filhos e do marido, trabalha fora, frequenta academia e salão de beleza e ainda dorme à noite. Uau, igual a um comercial de manteiga. Perfeito! Mas, não é assim.


Uma prova do que digo é a pesquisa do IBGE que revelou que o número de mulheres que, às voltas da maternidade, decidiram abandonar o emprego aumentou 26%, na última década. Agora, vamos aguardar e ver se as mães em tempo integral estarão mais presente na sociedade e não espécies em extinção.


E sabe o principal: a criança merece ser amada e educada. E, principalmente, censurada. Só assim será um adulto feliz e tolerante. E não solitário...na busca incansável da independência para se auto afirmar como um adulto de verdade. Todo as pessoas precisam uma das outras. Auto suficiência é sinônimo de solidão e egoísmo. Odiaria ver um mundo assim...e, o pior, é que me deparo com tal situação sempre. Isso deve mudar...

imagem: http://normandus303.files.wordpress.com/2009/05/mae-i.jpg

Nenhum comentário: