sábado, 14 de agosto de 2010

Lá bem no comecinho

Eu e a Cris na frente do pub Adão e Eva, em Londres

Como escrevi outro dia, resolvi estudar a Bíblia. E começei lá do comecinho mesmo! Gênesis responde a pergunta: quem somos e de onde viemos. Conta a história da criação do mundo em sete dias até a morte de José. Aliás, a galera, naquela época, morria com 200 anos. Já pensou ter o primeiro filho aos 100? Bom, do jeito que estou, vou acabar mesmo engravidando ou casando por aí. Rá rá rá rá. Brincadeira. Mas voltando ao assunto, foi ao ler a bíblia novamente que descobri porque sábado é dia de descando no mundo inteiro. Pois Deus estabeleceu que sábado, o sétimo dia, era um dia de pausa e descanso. Merecido, é claro!


Daí vem a história do Adão e Eva. Sempre tive uma birra com Adão e agora mais ainda. Sabe por que? Porque ele colocou a culpa na Eva por ter mordido a maçã. Poxa, coloque a culpa no céu, na terra, na pedra, no vento e não na mulher que o acompanhou, cacetete!!! Ela, por exemplo, colocou a culpa na serpente. Podia ter colocado no Adão. Esses homens...homens! Uma coisa é certa: sempre alguém vai levar a culpa.


Pois bem, a pureza e a inocência foram destruídas. Não dava mais para ficar pelado. Não rolava diante de tamanha vergonha de Deus. O jeito era arranjar umas folhas para esconder os "países baixos" e dar no pé. Nada adiantou. Deus sabe das coisas. E como! Mas não concordei com Ele. Até o ponto dele amaldiçoar a serpente, tudo bem! Mas, poxa, não precisava profetizar sofrimento e trabalho árduo na Terra. E, para a mulher, dor ao dar à luz, ao educar os filhos e ao relacionar-se com o marido.


Expulsa do maravilhoso lar, Eva deu à luz a dois filhos. Maravilha! Um deles era assassino. Não sei se lembram, mas Caim matou Abel, por causa da posição social. Pura inveja! Tá vendo que a corrupção nasceu muito antes que a política nojenta?!


Adão e Eva desobedeceram! Eles quiseram agir por conta própria ou possuir tudo o que desejasse. Engraçado, hein? Mera coincidência com os dias atuais, não?!


Pois bem, o jardim do Éden que Deus criou para que o homem cuidasse deu lugar a uma Terra maluca,uma selva obscura e desvairada como dizia Vinícius de Moraes...


O assunto dá pano para manga. Ainda tem mais sobre Eva, Adão e homens. Me aguardem!

Nenhum comentário: