segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Suplemento e não complemento


O casamento foi uma plano de Deus. Pelo menos é o que está escrito também em Gênesis, beeeem no início da Bíblia. Na concepção "dele", o casamento seria perfeito: um homem e uma mulher em um compromisso para a vida toda. Acho que é por isso que tal discurso é falado pelo padre ao abençoar o casal no dia das bodas.

Deus nunca teve a intenção que o homem ficasse sozinho (Gn 2.18) e tirou do homem o osso do qual a mulher foi formada (Gn 2.23). A mulher foi tirada do homem e então apresentada a ele a fim de ser um complemento. Na minha opinião, isto está errado, pois não somos complemento de ninguém e sim suplemento. Acho que no momento que resolvemos "juntar os panos de bunda", estamos multiplicando e não somando. Estar com alguém, se casar ou namorar é sempre algo mais. Se não por que casar?

Segundo a Bíblia, ambos devem "deixar" os pais e "unir-se" de modo a se tornarem "um" (Gn 2.24) e ainda estar dispostos a colocar de lado tudo que faça parte de antigos compromissos, de estilos de vida com objetivos e planos individuais. Opa! Aí tem algo que pode ser flexibilizado. Tanto a mulher quanto o homem devem preservar a individualidade, poxa. De outra forma não dá. Não há casamento que aguente, não é?!

Casar não é só colocar roupa bonita, receber os presentes e montar a casa. Isso seria apenas uma brincadeira, uma parte da diversão. Casar é algo bem maior. Casar é manter a individualidade ao mesmo tempo em que se mantém uma vida a dois. É difícil, meu chapa! Nunca casei não, mas sei que quando chegar a hora, não me arrependerei de aprender mais uma vez", "pra valer", com a pessoa que escolhi estar até o último dia da minha vida, seja aqui ou em qualquer outro
lugar.

Nenhum comentário: