terça-feira, 9 de junho de 2009

Macaco vê, macaco faz!


Você já deve ter ouvido a frase: "Macaco vê, macaco faz". Não que sejamos macacos, mas não ficamos muito atrás. Quando crianças, aprendemos tudo a partir dos exemplos que nos dão. E uma coisa é certa: somos mesmos parecidos com os nossos pais, ou quem sabe, tios e avós. Somos a cópia deles. Quem nunca ouviu: nossa como você se parece com o seu pai!

Na verdade somos os espelhos de alguém mas não só na aparência. Gestos, ações e sentimentos fazem parte do "pacote". O que é bom e ruim ao mesmo tempo, pois se herdamos as características positivas, as negativas podem vir como brinde sem percebermos. É chato, mas é! E o que é pior: é um exercício, uma tarefa difícil tirar esse vício incrustado na nossa personalidade.

Os filhos tendem a seguir os exemplos dos pais. E isso é verdade. Se eles são bem sucedidos financeiramente, as suas "crias" também o serão. Mas se eles são fadados a considerar o dinheiro de uma forma muito difícil e de pouco alcance, os filhos terão o mesmo pensamento.

Ouvi uma historinha boa sobre uma mulher que ao cozinhar o pernil para o jantar cortava as duas pontas da peça da carne. Sem entender, um dia o marido indagou por que ela fazia daquela forma. Ela respondeu: "Era assim que a minha mãe fazia". Naquela noite, todos jantaram juntos, inclusive a mãe. Os dois aproveitaram para perguntar por que ela sempre cortava as extremidades do pernil. A mãe respondeu: "Porque era assim que a minha mãe fazia". Então eles decidiram ligar para a avó dela e saber por que ela cortava as pontas o pernil. A resposta? "Porque a minha panela era pequena!".

A questão é: tendemos ser idênticos aos nossos pais...até em pequenos detalhes!

imagem: http://farm4.static.flickr.com/

Nenhum comentário: