segunda-feira, 29 de março de 2010

Sem medo nem documento...ela vai!


Sabe a música do Caetano Veloso "Sem lenço sem documento", imortalizada no seriado Anos Rebeldes?! Pois é. Ela vai sem lenço, sem documento. Nada nos bolsos ou na mão, ela só quer seguir vivendo...Ela é a blogueira cubana Yoani Sánchez. Aproveito para recomendar mais um livro: "De Cuba com carinho", escrito por ela. A obra descreve a dura realidade deste país pelas mãos (e textos) de uma nativa. A cubana mostra a dificuldade em viver em Cuba - que até os dias atuais continua a sufocar os seus cidadãos. Para se ter uma ideia, o blog Generación (www.desdecuba.com/generaciony), de Yoani, não pode ser acessado em Cuba. É totalmente proibido!

Outra prova de censura foi em novembro do ano passado, quando a autora achou que não conseguiria mais driblar toda essa tortura psicológica, e foi espancada quase que até a morte. De muletas, sequela da ação violenta, ela pediu a uma amiga que levasse o relato dela em um pen drive até um ponto de acesso à internet para enviá-lo
por e-mail à revista Veja. O relato foi publicado na edição 2139, em 18 de novembro de 2009.

Veja abaixo alguns trechos do livro. A obra é composta pelos textos que ela postou no blog.

Texto "Radioatividade":

"Muitos dos que se aproximam e mim não sabem o que é um blog e jamais navegaram na internet, mas identificam meu rosto com o proibido, que é - indiscutivelmente - muito mais atrativo que o permitido".

"O blog me trouxe inimigos e entusiastas, insônia e paz, a angústia permanente de me sentir vigiada e a tranquilidade de quem não tem nada a esconder".


imagem:
http://www.cubaencuentro.com/var/cubaencuentro.com/storage/images/cuba/noticias/mariela-castro-acusa-a-yoani-sanchez-de-recibir-honorarios-del-exterior-y-la-llama-gallita-e-insignificante-140046/yoani-sanchez/1011986-1-esl-ES/yoani-sanchez.jpg

Nenhum comentário: