quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Solte o verbo. Faça alguém alegre!

“Não nos libertamos de um hábito, atirando-o pela janela; é preciso fazê-lo descer a escada, degrau a degrau” (Mark Twain)

“Um bom elogio pode me manter vivo por dois meses”. A frase é do escritor e romancista norte-americano, Mark Twain (falecido em 1910). Então, logo se entende que seis elogios por ano podem manter abastecido o tanque de amor de muita gente. Escutei isso outro dia: tanque de amor. Legal, né?! E é verdade, se pararmos para pensar, cada um de nós possui um tanque de amor que periodicamente precisa ser abastecido no posto “de gasolina”.

A boa palavra alegra! O elogio motiva. Seja qual for o departamento da nossa vida: amor, trabalho ou família. Já dizia o escritor Eduardo Galeano que viver em voz alta é um ofício difícil. Pois as palavras podem ser como um punhal. Temos que ter cuidado ao falar. Uma simples frase pode fazer o dia de alguém muito feliz ou o contrário.

Salomão, um dos escritores da bíblia, tinha o mesmo pensamento. Ele escreveu que “a morte e a vida estão no poder da língua. E o que bem a utilizar comerá do seu fruto”. A frase dispensa interpretações. Sempre disse para mim mesma que falar e expressar-se é importante, mas ouvir é sapiência: importante ferramenta da sabedoria.

Acredito que uma forma de manter a chama do amor viva entre casais é usar palavras que edificam. Palavras são comunicadores poderosos na linguagem no amor. Frases simples como “você está linda nesse vestido” ou “obrigada pelo final de semana” ou “adorei viajar com você” são pequenos gestos de afirmação que podem manter um casal feliz, por exemplo.

Então, por que não soltar o verbo com palavras bacanas?! Mas há uma regra para isso: SINCERIDADE. Não adianta nada falar se não for verdade o que está expressando. Copiou?

Imagem: http://1.bp.blogspot.com

Nenhum comentário: