quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Fala sério! CLICK!


“Bem-vindo à sua vida
Não há volta
Mesmo enquanto dormimos
Nós encontraremos você”

“Welcome to your life
There's no turning back
Even while we sleep
We will find you”
(Everybody Wants To Rule The World / Tears for fears)


Momento de histeria geral. Fala sério! O que aconteceria se tivéssemos o poder de coordenar os rumos de nossas vidas a partir de um controle remoto? Se você fosse workaholic e tivesse a oportunidade de comprar um, o que faria? Não pensaria duas vezes, certo? Pois foi o que Adam Sandler, no filme Click, fez: comprou o objeto que controlava tudo. Abafava o som do latido do cão, adiantava – como se fosse num DVD – uma discussão de relacionamento ou uma situação ruim.

Daí você pensa: pronto! Menos um problema. O que mais queremos mesmo é evitar momentos difíceis. Engana-se. Enfrentar situações não muito felizes é necessário para o nosso crescimento. O negócio é dobrar as mangas, ir à luta e enfrentar com sabedoria. Sempre!

O filme é uma comédia que nos faz rir. Mas muito mais que isso é uma lição de vida. Nos coloca no lugar do personagem quando situações do cotidiano acontecem nas cenas do Click. Essas questões referem-se à forma como nos relacionamos o tempo e as pessoas, especialmente aquelas que realmente nos são especiais e que, tantas vezes, parecemos não perceber...

O personagem de Sandler persegue o sucesso profissional. Não se trata de chegar ao topo. O que ele busca realmente é valorização profissional e, claro, proporcionar qualidade de vida material aos filhos e à esposa. Mas qualidade de vida mesmo, não se dá por meio de dinheiro. Sandler se sacrifica. Mata-se de trabalhar e fica ausente da vida familiar mesmo quando está em casa.

Nem sempre “o trabalho enobrece o homem”. O filme traz à tona a relação do tempo das pessoas com aqueles que amam, com a família. Numa época em que tudo é descartado, inclusive as pessoas. Está na hora de rever os princípios de vida antes que seja tarde demais...






Reflexão: as pessoas não são descartáveis

Família é a mais importante instituição humana. É em nossas casas que encontramos a segurança, o carinho, o apoio, a paz e o amor que precisamos (ou pelo menos deveria ser). Apesar disso, dedicamos menos tempo à família e, mesmo quando estamos em nossos lares, muitas vezes estamos distantes e alheios aos filhos e cônjuges, aos irmãos e aos pais. “Click” coloca tal situação em destaque.
......................................................................

Para curtir um pouco da trilha sonora do filme, separei algumas músicas que têm significado.


* Come Out And Play (The Offspring)

“Is gonna tie your own rope, tie your own rope, tie your own”

(“Vai amarrar sua própria corda, amarrar sua própria corda, amarrar sua própria”)




* Hold The Line (Toto)

“It's not in the way that you stayed till the end
It's not in the way you look or the things that you”

(“Não está na sua maneira de ter ficado até o fim
Não está na sua maneira de olhar ou nas coisas que você diz que fará”)




* Momento comédia e brega: Making Love Out of Nothing At All (Air Supply)






Nenhum comentário: