quinta-feira, 9 de julho de 2009

Qual é a fórmula mágica?


O que é, o que é? Faz você feliz, saudável, sexy e até mais magro. Adivinhe o que é? É o sono! Ele é mágico e poderoso. Pode perceber que pessoas que dormem pouco ou tem problemas nesse sentido desenvolvem alguns distúrbios no corpo.

Ando preocupadíssima com isso. Marquei, inclusive, uma consulta médica para ver se tenho algum distúrbio do sono. Não importa o número de horas que fico nos braços de Morfeu (meu amado Romeu, minha amada cama Julieta), acordo terrivelmente exausta. Penso o dia todo em voltar para aquele aconchegante edredom. Ai que sofrimento!

Percebo que as horas de sono têm diminuído a cada década. Antigamente tínhamos mais tempo para curtir o nosso sono. Agora são tantas os compromissos, e os canais de tv cada vez mais numerosos, e o número de livros para ler imenso, que não sabemos o que fazer primeiro. Acabamos por prejudicar o nosso sono de cada dia. Ah, e tem o fato de não conseguirmos nunca nos desligar do trabalho. Haja saúde e qualidade de vida.

Somos os maiores vilões do nosso próprio sono. Dormir o suficiente tinha que ser a nossa prioridade. Conto nos dedos quem nunca reclamou da qualidade das noites dormidas. Isso tem sido cada vez mais comum entre as pessoas. Estou mesmo preocupada com esse fato.

Li uma pesquisa que revelou que a duração do sono diminuiu de uma média de oito horas na década de 50 para sete nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a hipertensão arterial tornou-se um problema crescente. Quem dorme menos, tende a ter pressão alta. A associação entre a hipertensão e duração do sono poderia explicar outras conclusões de pesquisas que vinculam a falta de sono ao aumento do risco de infarto, diabetes, ganho de peso, além de outros problemas.

Dormir melhor combate doenças. Já está comprovado! Dormir nos deixa com a pele mais bonita e uma aparência sexy. Quando a aparência não está boa, acabamos nos sentindo tristes e inseguros e os nossos relacionamentos podem ser afetados com isso. Então durma mais para cuidar também da vida afetiva.

A incapacidade de dormir gera estresse, o que pode devastar a vida de uma pessoa. Gera também capacidade de concentração, esquecimento, habilidade para resolver problemas. É, estou lascada mesmo. Quanto mais escrevo sobre esse assunto mais me desperta aquela vontade de dormir. Despertar não é a palavra mais apropriada aqui, nesse momento!!!

A falta de sono pode ter efeitos cognitivos e físicos semelhantes aos causados pelo excesso de álcool. Muitas acidentes fatais acontecem no trânsito por causa da fadiga, do cansaço. Já catei muita guia porque estava com sono ao ir trabalhar. E olha que sou boa motorista.

É! Precisamos dormir “pro dia nascer feliz”, como cantava Cazuza. Só que na música ele fala para o mundo inteiro acordar e ele dormir. Não seria má idéia. Já que na hora que todos estão dormindo, estou acordada. E na hora que todos acordam, também tenho que acordar. Que injustiça!!!


IMAGENS MOTIVADORAS:




Tá parecendo eu! Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo.



Imagens: http://www.enxaqueca.com.br
http://innforma.files.wordpress.com
http://2.bp.blogspot.com
http://novohamburgo.org
http://primeirafila.files.wordpress.com
http://3.bp.blogspot.com
http://www.baixaki.com.br

Nenhum comentário: