quinta-feira, 12 de julho de 2012

"Prenda" o seu amor no cadeado e depois...


Reza a lenda que o casal que prender o cadeado na ponte italiana Mílvia, em Roma e jogar a chave nas águas do rio ficará junto para sempre! Adoro isso. Acho mega romântico. Tal ritual é recente e a prática tem se espalhado: chegou em Paris. E na ponte das artes, à caminho do Louvre, pode se "amarrar" o seu amor eterno e jogar a chave no rio Sena. Pronto, nem macumba vai acabar com a felicidade do casal. Pudera né?! Tá trancado e no fundo de águas francesas. Chique demais!

Mas agora a situação é preocupante: não há mais espaço para tantos cadeados. Nem em Roma nem em Paris. Então, isso quer dizer que o amor está no ar, ou melhor, na ponte! Uma beleza. Sou à favor total do amor. Para resolver "tal problema", a prefeitura italiana, em 2007, após a quebra do poste, causada pelo peso excessivo da quantidade enorme de cadeados, instalou pilares próximos a cada um dos postes de iluminação, sobre os quais estão correntes onde se penduram os cadeados, preservando assim a integridade dos postes. Em dezembro do ano passado, as autoridades romanas decretaram que todos os cadeados acumulados fossem retirados. Em Paris que eu saiba ainda está tudo sob controle, mas sem nenhum buraquinho para se colocar um cadeadinho.

A ORIGEM

Nao se sabe a origem dessa tradição. Mas há a hipótese de que Frederico Moccia, o autor do romance "Ho voglia di te" (quero-te) teria sido o ponto de partida. De acordo com a obra, um jovem casal escreve os respectivos nomes num cadeado que depois ata em volta de um dos candeeiros da Ponte Milvio. Depois se beijam e lançam a chave às águas do Tibre, tal e qual se faz hoje em dia na vida real.


imagens: http://ideiasnamala.wordpress.com
http://www.conexaoparis.com.br/
http://blog.localnomad.com/pt/2012/06/25/ponte-milvia-a-ponte-do-amor-em-roma/


Um comentário:

Anônimo disse...

Arranjar um cadeado é fácil... Mas um bom nome para colocar junto ao nosso, aí é que são elas!