sexta-feira, 13 de julho de 2012

Delícia francesa,mitológica, histórica...enfim, é de comer!


Hoje quero falar sobre gastronomia. Aliás, de vez em quando, vou postar aqui algo sobre essas delícias da vida. Bom, o fato é que, na última sexta-feira, comi uma Coquille St Jacques tão boa quanto as de Paris. E isso foi aqui em Brasília, hein?! Essa iguaria, também conhecida como vieiras, é servida na própria concha (shell). É, na verdade, um molusco envolvido. Existem várias lendas sobre a origem de tal maravilha (veja abaixo).


As vieiras mais saborosas geralmente são as de tamanho médio, com gosto adocicado e textura delicada. Não suportam cozimento longo. Há várias formas de se fazer uma coqui: a que comi estava gratinada com queijo (acho que o gruyère) e foi servida com duas torradas, um jeito bem francês. Uma boa ideia, não?


Sobre a Coquille

A vieira é muito consumida na França, Itália, Rússia, Canadá, EUA, China e Japão. E as lendas que a envolvem são muitas. Afrodite, deusa grega da beleza e do amor – Vênus, para os romanos – teria nascido dentro de uma concha de vieira. Esta imagem foi retratada por Botticelli no quadro “O Nascimento de Vênus”. Por acompanhar a deusa do amor, acredita-se que a concha tenha poderes de fertilidade.

Outra história diz que esta concha é o símbolo do apóstolo Tiago e muito popular entre os peregrinos do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, que a utilizavam em símbolos fixados nas roupas e chapéus como forma de garantir comida nas igrejas e castelos do percurso. Eram atribuídos à concha poderes milagrosos – um amuleto contra maldições.

Voltando para a gastronomia, as vieiras mais saborosas geralmente são as de tamanho médio, com gosto adocicado e textura delicada. Como diria um grande chef: “Quando você pensar que elas estão prontas, já passaram do ponto”. Além da clássica receita das coquilles Saint-Jacques, as vieiras aparecem recheadas com raiz forte, com manjericão, mergulhadas no leite de coco, molhos com curry e capim-limão, acompanhadas de pimentas, amêndoas... eu gosto da mais simples das opções: gratinada com um molho cremoso e queijo. Pronto.



NOTA DA CAROL: A coquille que comi foi na Chucrute, localizada na Quituart, entre a QI 9 e 10 do Lago Norte, em Brasília (DF).


Fontes: gazeta do povo e Wikipédia.Imagens: Wikipédia e guennbretagne.centerblog.net

Nenhum comentário: