domingo, 10 de maio de 2009

Queria ser a Coco Chanel

Primeira Chanel que entrei em Paris

"Não há tempo para a monotonia do previsível. Há tempo para o trabalho. E tempo para o amor. Isso nos toma todo o tempo." (Coco Chanel)

"Já que tudo está na nossa cabeça, é melhor a gente não perdê-la." (
Coco Chanel)

Bem pertinho da Chanel

Se eu pudesse escolher ser alguém, seria Coco Chanel. Mademoiselle Chanel. Não só pela sua elegância e estilo - o que é muito mais forte que moda. E sim pela sua personalidade e garra. As frases que Chanel nos deixou de herança são uma prova do que digo. Tenho uma coleção de pensamentos dela. Um deles é: Onde uma mulher deve passar o perfume? Ela respondeu: Onde quiser ser beijada. Fantástica!!!

Na semana passada, o filme "Coco antes de Chanel" estreiou na Europa. Do mesmo diretor de "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" e com a mesma atriz, Audrey Tautou, o filme faz uma biografia da estilista francesa desde a época que foi colocada num orfanato. No Brasil, o longa metragem só será lançado em 30 de outubro. Ninguém merece. Vou tentar assistir o filme lá em Paris já que irei para lá mesmo. Ai como sou chique!

Amo Chanel. Lembro-me que quando estive em Paris, separei um dia inteiro só para entrar em quantas lojas Chanel pudesse. Separei o meu melhor vestido para completar a maratona. Andei tanto que precisava mesmo é de ter calçado o meu melhor tênis. Ao entrar nas lojas, fiz a maior cara de trilhardária. Me senti a mulher mais segura do mundo. Se não faz a tal "cara de paisagem", não a tratam direito. É incrível, mas é assim mesmo. Saí de lá, feliz da vida. Sem nenhum par de sapato, mas feliz da vida. Para finalizar o passeio, sentei num banco na Champs Elyssés e devorei um cachorro quente. Bárbaro! E nem um pouco chique.


Um garoto fazendo pipi apareceu na foto

Amo Chanel. Amo as roupas que deixaram as mulheres elegantes e ao mesmo tempo, confortáveis, além de clássicas. Fora isso, a clássica bolsa 255 de matelassê com uma corrente de ouro, que nos deixa bela em qualquer ocasião. Tenho uma! Adorada bolsa. O nome é por causa da data de criação: fevereiro de 1955. Foi a primeira bolso a tiracolo, uma exigência da Chanel já que vivia com as mãos ocupadas.

Quer saber mais? Outro clássico é o sapato fechado com calcanhares à mostra que leva o nome Chanel. Eita mulherzinha danada. Além disso, ela foi a criadora do visual marinheiro e do tailleur, inspirado na praticidade masculina, sem perder o ar feminino.

Chanel, segundo a própria, não era moda Chanel, e sim estilo, antes de tudo. "A moda sai de moda, o estilo, jamais" (Coco Chanel). Adoro a palavra "estilo". Isso sim é a marca registrada de mulheres elegantes.

Chanel era o máximo mesmo. Ela democratizou o vestuário e misturou jóias falsas com o preto. Uma forma de mesclar o contraste da riqueza e do luxo das colegas com a pobreza dela, da sua irmã e de outras orfãs que viviam no mesmo lugar. Para quem não sabe, o internato em que Gabrielle Chanel morou, aceitava crianças pobres, mas também funcionava como escola paga para as ricas filhas da elite da França.

Os "namorados" de Chanel também tiveram influência sobre as suas criações. Li numa revista que os bordados russos vieram da época em que ela se relacionou com o duque Dimitri, 16 anos mais novo que a estilista. Os trajes marinheiros surgiram durante o romance com o duque Westminster, milionário inglês. E por aí vai. Bacanésimo!


Chanel by Carolina

"Eu não entendo como uma mulher pode sair de casa sem se arrumar um pouco - mesmo que por delicadeza. Depois, nunca se sabe, talvez seja o dia em que ela tem um encontro com o destino. E é melhor estar tão bonita quanto for possível para o destino." [ Coco Chanel ]

Nenhum comentário: