domingo, 24 de maio de 2009

Torre Eiffel fez 120 anos

Comprei esta foto dos "bouquinistes", às margens do rio Sena

Um dos monumentos mais elegantes do mundo completou 120 anos. A Torre Eiffel, projetada por Gustave Eiffel, foi construída para comemorar o centenário da Revolução Francesa, em 1889. A ideia era demolilá-la vinte anos depois. Nasceu, criando polêmicas. Vários intelectuais se manifestaram contra a sua construção.

Depois o mundo se apaixonou por ela, principalmente os franceses. Com seus 3oo metros era o edifício mais alto do mundo. Novamente, os intelectuais se manifestaram, desta vez, para defendê-la. Ufa!


Além do mais, prestou grandes serviços como centro de informações radiofônicas e telegráficas. Foi salva da demolição (que ideia mais sem cabimento!) e, em 1964, considerada monumento nacional.

Hoje, acrescida de uma torre de televisão, o suntuoso monumento cresceu: está com 320,75 metros. Abriga um serviço de telecomunicações, um de hora internacional e um laboratório metereológico. Também há o restaurante Jules Verne (caríssimo), um salão de chá, o restaurante Le Parisien e um fast food, Le Buffet.

Nenhum comentário: